O papel das empresas de auditoria nos condomínios. parceiras ou inimigas?

Vanessa Gantmanis Munis 07/11/2025

A empresas de auditoria nos condomínios possuem um papel sistemático, que de forma documentada e independente, avaliam de forma objetiva uma situação ou condição para determinar a extensão e obter evidências da existência ou não de fraudes, erros e omissões. O termo provém da palavra inglesa “to audit” que em tradução livre é: examinar, ajustar, corrigir ou certificar.

De forma objetiva, são contratadas para: avaliar as contas do condomínio; verificar se as notas fiscais não são frias; se tudo está de acordo com o serviço ou produto contratado, se não há qualquer indício de fraude, verificar se os prestadores de serviços estão cumprindo rigorosamente os contratos, avaliar se não está ocorrendo algum tipo de desvio de verba, garantir de forma fácil e transparente que os condôminos conseguirão realizar a conferência do trabalho etc.

Mas, não é somente esse o papel dessas empresas. Elas também contribuem para a organização de procedimentos internos nos Condomínios, agindo como verdadeiros parceiros dos Síndicos, Corpo Diretivo e dos Moradores, moralizando os processos e trazendo mais segurança jurídico financeiro tributária, a massa condominial como um todo. 

Não podemos deixar de consignar que o objeto da avaliação pelo auditor é a prestação de contas, que precisa atender os critérios da lei, da convenção e da assembleia de aprovou a previsão orçamentaria. 

A partir do momento em que existe desconfiança por parte dos condôminos de que as contas não estão bem explicadas ou apesar de muitas arrecadações extras, as melhorias não estão ocorrendo, vale a contratação de uma auditoria no condomínio.

Para se evitar suspeitas de fraudes e criar um vínculo de confiança entre moradores, síndico e administradora o ideal é que sejam feitas auditorias preventivas, se possível mensalmente ou a cada trimestre.

Em condomínios muito grandes, é praticamente impossível a apresentação das contas e comprovantes a todos os moradores.

Neste caso, a auditoria irá garantir o controle sobre as contas e também apresentá-las aos condôminos de forma clara, por meio de demonstrativos que podem ser aplicados em murais e nas portarias.

Uma auditoria externa demonstra que o gestor se preocupa com as regulamentações que regem suas atividades. Sem ela, o mercado pode interpretar a sua postura com um desprezo pelas regras, mesmo que não seja o caso.

Os Síndicos devem enxergar as empresas de auditoria como parceiras e não inimigas da gestão.

VANESSA GANTMANIS MUNIS

Últimos acompanhes
A importância do Síndico treinar e motivar o seu time

A importância do Síndico treinar e motivar o seu time

07/11/2025

A importância da assessoria esportiva

A importância da assessoria esportiva

07/11/2025

Pets em condomínios

Pets em condomínios

12/11/2025

Algumas reflexões sobre ser síndico e a constatação de que os síndicos não são inimigos

Algumas reflexões sobre ser síndico e a constatação de que os síndicos não são inimigos

07/11/2025

Comunicação não-violenta para síndicos: como responder mensagens ríspidas e acalmar os ânimos

Comunicação não-violenta para síndicos: como responder mensagens ríspidas e acalmar os ânimos

07/11/2025

Voltar Clique Aqui